Recurso possibilita ampliação na tela, independente do que você estiver executando no computador

A professora Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza, coordenadora do curso de Sistemas de Informação da PUCPR, apresenta o aplicativo ZoomIt.

 

Foi a partir de um colega, trocando informações, que a professora Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza conheceu o aplicativo gratuito ZoomIt. A ferramenta é bastante simples, mas pode ser útil em diferentes situações. Primeiro porque por vezes se deseja demonstrar determinados documentos escaneados, detalhes de fotografias digitais, ou mesmo um texto diretamente do editor, e o ZoomIt pode ampliar qualquer área que esteja na tela, como se estivesse utilizando uma lupa. O aplicativo, portanto, torna mais eficiente a comunicação entre professores e estudantes, possibilitando mais clareza em determinadas demonstrações. “Ela dá um zoom na tela que você está apresentando, independentemente do que você estiver executando no computador. Então, pode ser um arquivo Word, pode ser um arquivo PDF, pode ser um Power point”, explica Cristina.

Uma entrevista em vídeo com a professora Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza dá mais informações sobre o uso do ZoomIt, assim como as principais instruções para sua utilização:

Zoom it - Profª Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza - Entrevista e tutorial da ferramenta:

A professora enfatiza que o aplicativo é bastante útil no cotidiano de sua prática docente. Cristina exemplifica que, se o professor deseja expor determinado conteúdo e o material é muito reduzido, isso pode gerar desatenção, desinteresse e atrapalhar a transferência daquela informação, tornando a comunicação menos efetiva com o estudante. “É fundamental ter essa possibilidade de manipular um material que é essencial para determinado conteúdo, mas que não está preparado para uma projeção, e adicionar esta capacidade. Ou seja, você aumenta, seleciona um pedaço, escreve naquele material, sem que isto implique no investimento de tempo em uma preparação prévia”.

Como Cristina sintetizou, outra funcionalidade do aplicativo é permitir a interação com o conteúdo, desenhando ou escrevendo e, desta forma, enfatizando o que julga mais importante com as marcações na tela. Os pontos fortes do ZoomIt são a gratuidade da ferramenta, a simplicidade do seu uso e o fato de ele não exigir qualquer preparação ou adaptação do material para ser usado. Qualquer imagem ou documento na tela pode ser ampliado.

Por ser de fácil utilização, com potencialidade para ser integrada com agilidade do cotidiano de sala de aula e trazer um benefício direto na demonstração e ênfase de determinadas informações, a ferramenta costuma conquistar a simpatia dos alunos. Outra facilidade é que se trata de um aplicativo bastante leve. Você pode instalar em seu computador de uso diário em sala de aula ou levar consigo em um pendrive e instalar rapidamente em qualquer máquina que esteja utilizando, sem necessidade de autorização do administrador do sistema.

Zoom it - Utilize as setas para navegar pelo conteúdo:

Tela de controle do ZoomIt, que indica comandos e detalhe do ícone no canto direito da tela, indicado pelo padrão de marcação do próprio aplicativo.

Dificuldades

A manipulação da ferramenta é muito simples. O que pode gerar certa dúvida é a memorização dos comandos para acionar cada uma das funcionalidades do ZoomIt. Por isso, o vídeo, após a entrevista com a professora Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza, traz uma espécie de tutorial para utilização. A combinação padrão para acessar a lupa, por exemplo, é Ctrl+1. Depois da instalação, que pode ser feita após uma simples busca na Internet, o programa irá aparecer como um ícone no canto da tela.

O aplicativo Zoom it - Utilize as setas para navegar pelo conteúdo:

Outras experiências

Leave a Comment

Your email address will not be published.