O professor Ricardo Fragelli não conseguiu ficar inerte diante dos altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo I. Ele desenvolveu o Método 300, que além de mudar essa realidade, por meio de ações colaborativas, combateu a solidão entre os alunos
Uma ação ativa e colaborativa, é assim que o professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília, descreve o Método 300. Criado por ele em 2013, o método foi inicialmente aplicado na disciplina de Cálculo 1, nos cursos de ciências exatas. Hoje, após passar por algumas atualizações, a iniciativa é um sucesso em diversos cursos de graduação.
O método surgiu da identificação de um grande problema: um índice de cerca de 50% de reprovação na disciplina de Cálculo 1. Diante disso, o professor questionou a si próprio sobre o que poderia ser feito para auxiliar os alunos. Ele chegou à conclusão de que um grande instrumento de aprendizagem ainda não era utilizado, a colaboração.
Assim surgiu o Método 300. O nome faz alusão ao número de alunos envolvidos na primeira vez em que o projeto foi aplicado: 300. Também é inspirado nos trezentos soldados espartanos, que tinham como característica jamais deixar um soldado parceiro de lado. Com isso, Fragelli também tinha um importante objetivo, formar cidadãos que olhem para o outro.
O que é o método 300?
Mais informações estão disponíveis em: http://metodo300.com/
Por que aplicar o método 300?
Estudos realizados pelo professor Fragelli comprovaram que 90% dos estudantes se sentem mais tranquilos ao realizar avaliações após perceber que o professor se preocupa com o desempenho deles.
Além disso, a partir das atividades propostas na aplicação do método, alunos que anteriormente não conversavam, passaram a dialogar. Segundo o professor, eles aprenderam a ajudar e acolher um ao outro. Por meio da colaboração, aspectos como a competitividade foram deixados de lado.
Com isso, um outro mal foi combatido: a solidão nos ambientes universitários. Diante da oportunidade da inclusão em um grupo, a conversa entre alunos com características “diferentes” – que antes dificilmente ocorreria – foi possibilitada. O respeito à diversidade também foi promovido no decorrer das atividades.
Vários professores já adotaram e validaram o método. Há também relatos positivos de diversos estudantes. Vale ressaltar ainda que ao aplicar o método em uma determinada disciplina, todas as outras são beneficiadas, uma vez que ao diminuir a solidão dos alunos, o desempenho deles melhorava.
Dificuldades enfrentadas na aplicação do método
Algumas dificuldades na aplicação do método foram apontadas pelos estudantes. A primeira foi a necessidade de conciliar a agenda de todos os integrantes do grupo para a realização das reuniões, que são uma atividade obrigatória da disciplina. Outro impasse apontado como um fator que dificulta o processo foi a falta de afinidade entre os membros.
No entanto, essas dificuldades foram facilmente superadas pelos próprios alunos e pelo diálogo com o professor. Em diversas vezes, a falta de afinidade se transformou em admiração pelo outro, reflexo justamente de um olhar para as diferenças. Quanto à falta de tempo, estabelecer um acordo entre docente e estudantes com relação aos prazos se mostrou eficiente.
SAIBA MAIS
O artigo intitulado “Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros” aborda a motivação extrínseca, e apresenta evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e os resultados de sua aplicação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/V7PnsJppbpgxvJGKLhTm76N/?lang=pt.
O estudo “Aprendizagem Colaborativa no Contexto de uma Atividade de Modelagem Matemática” trata sobre a aprendizagem colaborativa, suas formas, aplicações e resultados em curso de graduação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/Ch9T8t3G4CdKBhLKRY3PHbF/?lang=pt.
O artigo “Cultura e formação: a ideia de formação humana na sociedade contemporânea” discute sobre a necessidade da formação integral do ser humano em uma sociedade que trata o indivíduo como “capital humano”. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/DKNPcT3ZVd3T67p9tXHWXwQ/?lang=pt.