Biblioteca

Professor leva inovação e criatividade para suas aulas por meio de dinâmicas inspiradas na tecnologia

Professor leva inovação e criatividade para suas aulas por meio de dinâmicas inspiradas na tecnologia

Adaptar-se ao contexto vivenciado pelos estudantes é fundamental para o Prof. Dr. Rodrigo Freese Gonzatto. Pensando na constante interação dos jovens nas redes sociais, por meio de jogos e da tecnologia, ele adaptou as suas aulas. 

O Prof. Dr. Rodrigo Freese Gonzatto é docente adjunto na Escola Politécnica e mentor de Design no projeto Apple Developer Academy, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Preocupado em promover interações nas aulas remotas por meio de dinâmicas diferentes, o professor propõe aos estudantes o uso do aplicativo Discord, inicialmente utilizado para a comunicação entre pessoas que jogam online

O Discord (https://discord.com/download) é um aplicativo gratuito, disponível para Android, MAC e iOS, por meio do qual é possível ter uma comunicação mais prática e dinâmica. O professor Rodrigo conta que utilizou o aplicativo para criar grupos de trabalho com os estudantes, em que era possível conversar por chamadas de voz e mover os alunos de um grupo para o outro. Nesse sentido, o Discord possibilitava uma maior flexibilidade para as aulas. 

Além disso, os alunos podiam chamar o professor para auxiliar no trabalho do grupo a qualquer momento, semelhantemente ao que era possível nas aulas presenciais. Por esses motivos, ele considera o aplicativo como uma possibilidade de exercer a criatividade na docência, uma vez que não há predefinições de como o Discord deve ser utilizado. 

Mesmo antes da pandemia, Rodrigo Gonzatto já apostava em materiais sugestivos para construir formas de objetos, de maneira criativa, como massas de modelar e lego, por exemplo. O professor explica que, com a massa de modelar, o formato do objeto aparece aos poucos e, com o lego, uma forma também aparece, ainda que não haja uma ideia inicial do objeto que se planeja representar. 

Uma das dinâmicas desenvolvidas pelo docente nas aulas presenciais foi a partir do uso de novelos de lã e de blocos de notas autoadesivas para ensinar aos estudantes sobre como funcionam os algoritmos do Facebook. O novelo é usado como uma metáfora para a conexão de pessoas; uma analogia ao digital, de uma “rede” que conecta. 

A apresentação dos trabalhos sempre foi um momento de muita tensão para os alunos e, ao levar isso em consideração, o professor resolveu tornar as apresentações opcionais, com a ideia de que, não havendo obrigatoriedade, o ambiente se tornasse mais confortável. Porém, houve casos em que apenas dois grupos apresentaram. Para resolver esse impasse, o professor Rodrigo tenta, constantemente, tornar a sala de aula um ambiente confortável para os estudantes, em que eles aprendam de forma eficiente, mas sem pressão e ansiedade. 

SAIBA MAIS

O artigo “Construindo uma comunidade de aprendizagem acadêmica online entre estudantes de graduação” aborda ferramentas de comunicação/comunidades online, especificamente, a construção de uma comunidade acadêmica na plataforma Moodle para um diálogo interdisciplinar. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=+online+learning+communities&pg=2&id=EJ1059175. 

O estudo “Uso de modelo tridimensional de argila no ensino-aprendizagem de Embriologia Humana” trata de um recurso didático não-convencional, e relata a experiência do uso de modelos tridimensionais para facilitar o entendimento dos alunos. Disponível em: https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/medicinae/pdfs/med2013-02-06.pdf,. 

O artigo “A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana” aborda a relação entre professor e aluno pela perspectiva de Antonio Gramsci e defende uma interação dialógica. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/QPNLhBM5344NYjGyWJMPvwP/?lang=pt. 

 

Assista à entrevista com

Rodrigo Freese Gonzatto

Vídeo dos conceitos

Depoimento do estudante

Nesse ciclo não foram coletados os depoimentos dos estudantes.

Materiais de apoio

Nesse ciclo não foram coletados materiais de apoio.

 

Autoria

Milena Nascimento

Curadoria

Milena Nascimento

Entrevista

Maria Fernanda Schneider

Mais conteúdos​ do Portal Observa

Realização

Patrocínio

Instituições de Ensino Superior Parceiras:

© 2023 OBSERVA. Todos os direitos reservados.