Adaptar-se ao contexto vivenciado pelos estudantes é fundamental para o Prof. Dr. Rodrigo Freese Gonzatto. Pensando na constante interação dos jovens nas redes sociais, por meio de jogos e da tecnologia, ele adaptou as suas aulas.
O Prof. Dr. Rodrigo Freese Gonzatto é docente adjunto na Escola Politécnica e mentor de Design no projeto Apple Developer Academy, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Preocupado em promover interações nas aulas remotas por meio de dinâmicas diferentes, o professor propõe aos estudantes o uso do aplicativo Discord, inicialmente utilizado para a comunicação entre pessoas que jogam online.
Aulas online mais dinâmicas
O Discord (https://discord.com/download) é um aplicativo gratuito, disponível para Android, MAC e iOS, por meio do qual é possível ter uma comunicação mais prática e dinâmica. O professor Rodrigo conta que utilizou o aplicativo para criar grupos de trabalho com os estudantes, em que era possível conversar por chamadas de voz e mover os alunos de um grupo para o outro. Nesse sentido, o Discord possibilitava uma maior flexibilidade para as aulas.
Além disso, os alunos podiam chamar o professor para auxiliar no trabalho do grupo a qualquer momento, semelhantemente ao que era possível nas aulas presenciais. Por esses motivos, ele considera o aplicativo como uma possibilidade de exercer a criatividade na docência, uma vez que não há predefinições de como o Discord deve ser utilizado.
E as aulas presenciais? Como torná-las dinâmicas e criativas?
Mesmo antes da pandemia, Rodrigo Gonzatto já apostava em materiais sugestivos para construir formas de objetos, de maneira criativa, como massas de modelar e lego, por exemplo. O professor explica que, com a massa de modelar, o formato do objeto aparece aos poucos e, com o lego, uma forma também aparece, ainda que não haja uma ideia inicial do objeto que se planeja representar.
Uma das dinâmicas desenvolvidas pelo docente nas aulas presenciais foi a partir do uso de novelos de lã e de blocos de notas autoadesivas para ensinar aos estudantes sobre como funcionam os algoritmos do Facebook. O novelo é usado como uma metáfora para a conexão de pessoas; uma analogia ao digital, de uma “rede” que conecta.
Dificuldades enfrentadas
A apresentação dos trabalhos sempre foi um momento de muita tensão para os alunos e, ao levar isso em consideração, o professor resolveu tornar as apresentações opcionais, com a ideia de que, não havendo obrigatoriedade, o ambiente se tornasse mais confortável. Porém, houve casos em que apenas dois grupos apresentaram. Para resolver esse impasse, o professor Rodrigo tenta, constantemente, tornar a sala de aula um ambiente confortável para os estudantes, em que eles aprendam de forma eficiente, mas sem pressão e ansiedade.
SAIBA MAIS
O artigo “Construindo uma comunidade de aprendizagem acadêmica online entre estudantes de graduação” aborda ferramentas de comunicação/comunidades online, especificamente, a construção de uma comunidade acadêmica na plataforma Moodle para um diálogo interdisciplinar. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=+online+learning+communities&pg=2&id=EJ1059175.
O estudo “Uso de modelo tridimensional de argila no ensino-aprendizagem de Embriologia Humana” trata de um recurso didático não-convencional, e relata a experiência do uso de modelos tridimensionais para facilitar o entendimento dos alunos. Disponível em: https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/medicinae/pdfs/med2013-02-06.pdf,.
O artigo “A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana” aborda a relação entre professor e aluno pela perspectiva de Antonio Gramsci e defende uma interação dialógica. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/QPNLhBM5344NYjGyWJMPvwP/?lang=pt.