Sobre

Sobre

Origem

A primeira versão do Observatório foi produzida a partir de recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2014.

Em seguida, identificamos ser fundamental a realização de uma pesquisa com intuito de identificar que conceitos, definições e proposições deveriam nortear a concepção de um Portal com vistas a contribuir para o desenvolvimento profissional da docência na Educação Superior, a partir de entrevistas com os próprios docentes universitários. Afinal, são eles o público prioritário da ação de formação, e também porque partiria deles a produção de conteúdos para o site.

Por isso, a segunda versão, desta vez produzida com recursos próprios, entre 2017 e 2018, partiu dos resultados obtidos na pesquisa doutoral da Professora Doutora Patricia Meyer, sob a orientação da Professora Doutora  Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau.

Objetivos

O Observatório atua com o propósito de apoiar ações de desenvolvimento profissional em professores universitários, especialmente no que tange a formação didática-pedagógica. O portal é alimentado a partir das experiências dos professores, que suscitam reflexões, dúvidas e inquietações. É uma fonte de consulta, com intuito de prestar informações e permitir a troca de experiências entre pares.

A docência é desafiadora. De acordo com os próprios professores universitários, são bons professores aqueles que estão focados nas necessidades dos estudantes, ouvem suas necessidades, estabelecem diálogo e buscam refletir sobre como melhor atendê-las, visando melhores resultados de aprendizagem. Por meio dos relatos, o Observatório pretende estimular a sensibilidade e a empatia, uma postura de abertura e de trabalho objetivo entre professor e estudante.

O objetivo do Observatório de Inovações e Práticas de Ensino e Aprendizagem é ser um espaço de compartilhamento de ideias, práticas, experiências e pesquisa empreendidas com intuito de potencializar o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualidade da educação.

O Observatório parte da valorização das ações individuais dos professores que estão sendo realizadas com resultados muito interessantes, mas que por vezes não são conhecidas pela comunidade. Trata-se de uma continuidade da sala dos professores. Compreende, portanto que é preciso criar novos contextos para o compartilhamento de experiências e objetos de aprendizagem entre os docentes, assim como estratégias parar empreender mudanças e revisar a parte pedagógica.

O Observatório realiza sua atuação em duas frentes. Por ser aberto ao público, divulga por meio de linguagem informativa e didática, iniciativas inovadoras e criativas de professores universitários realizadas junto aos seus estudantes, por meio de relatos, artigos, vídeos breves, planos de ensino, tutoriais e outros recursos visuais.

Equipe

Quem já passou por aqui

Modelo teórico do portal

ABNT: MEYER, Patricia. Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior. P. 163. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, 2018. Disponível em:

APA: Meyer, P. (2018). Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior. P. 163. (Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em

Este site é fruto de pesquisa desenvolvida por Patrícia Meyer em seu Doutorado em Educação, orientada por Prof. Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, entre 2014 e 2018. Trata-se de um projeto atrelado ao Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). Leia aqui a tese na íntegra.