Wesley Marcos de Almeida veio nos contar, no dia 9 de novembro de 2023, sobre sua experiência como professor na área de exatas e o uso que faz do PjBL nas disciplinas de métodos quantitativos. Wesley é graduado em Processamento de Dados, mestre em Administração e doutor em Educação, além de lecionar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Papel Transformador e Motivação
A vida muitas vezes nos surpreende, traçando caminhos inusitados para nós, que nunca havíamos sequer imaginado percorrer. Foi o que aconteceu com nosso convidado, que tinha em mente uma carreira baseada no desenvolvimento de softwares e no atendimento a empresas, sem cogitar a docência como possibilidade para sua vida e seu perfil. No entanto, foi pego de surpresa quando sua ex-professora Elvira Maria Alves Nunes o convidou a trabalhar com ela em um projeto de análise estatística para pesquisas de mestrado e doutorado. “E foi ela que me motivou a ir para a sala de aula: eu experimentei, gostei e foi uma coisinha que eu provei e nunca mais consegui sair, sabe?”, relata Almeida. Biesta (2013) defende que o papel do professor é trazer coisas radicalmente novas para o estudante. Nesse caso, isso ocorreu de um modo que a professora Elvira mudou o rumo da sua vida através de um simples convite.
O PjBL
O PjBL (Project Based Learning, ou em português, Aprendizagem Baseada em Projetos) refere-se a um método no qual é feito uso das práticas da gestão de projetos em sala de aula, com o objetivo de tornar o ensino mais efetivo. Ele funciona de modo que há uma indagação inicial, e então há uma longa investigação buscando respondê-la. No ensino das disciplinas de método quantitativo, Wesley explica que começou refletindo sobre a forma como os alunos aprendiam matemática de uma forma vaga e sem profundidade desde a Educação Básica. Foi com essa reflexão que começou a pesquisar metodologias que pudesse usar para incentivar a verdadeira compreensão dos alunos, não apenas a memorização, como acontecia na escola. Foi no Project Based Learning que ele encontrou a possibilidade de conectar a teoria e os conceitos matemáticos com o uso prático e imediato na disciplina. Wesley explica que o método não é infalível, mas que, em sua experiência, tem sido muito mais efetivo por dar aos alunos esse link.
Para a implementação dessa estratégia, o professor propõe à turma, logo na apresentação dos conteúdos, que escolham um tema para pesquisa, um problema, e, a partir dele, desenvolvam um projeto de análise. Especialmente na disciplina de Estatística, utiliza o PjBL para colocar o aluno em um contexto de pesquisa quantitativa, de temas com apelo social importantes para os alunos (exemplos: dificuldades encontradas para conquistar o primeiro emprego; qualidade de vida dos universitários; relação do gênero e mercado de trabalho; relação entre a taxa de desemprego e a violência no Brasil), em que os conceitos estatísticos vêm ao encontro às necessidades da pesquisa. Esta estratégia mudou a forma como os alunos encaram a disciplina, vendo propósito e uso para os conceitos, mas também mudou a forma como o professor encara a importância da disciplina para o perfil profissional e pessoal dos alunos.
A Figura abaixo ilustra o raciocínio proposto na disciplina de Estatística Aplicada a Negócios. Paralelamente aos conceitos que contemplam o Plano de Ensino, transcorrem as etapas do projeto, e mais, os conceitos são utilizados diretamente para o sucesso das etapas.
Ao final, como forma de praticar a síntese e crítica, o projeto resulta em um relatório de análise.
Avaliação Formativa
Em busca de um entendimento maior sobre o conhecimento adquirido pela turma, é comum que o professor aplique avaliações formativas, cujo objetivo está no mapeamento tanto do que o estudante compreendeu quanto do que ainda falta alcançar como meta e avanço de conteúdo. O docente utiliza isso em sua prática para monitorar a experiência dos alunos, observando se a técnica está sendo aplicada adequadamente e averiguando o andamento da aprendizagem dos estudantes. Para isso, Wesley promove até mesmo a sala de aula invertida, momento em que o estudante deve apresentar a ele o que fez, defendendo o próprio ponto de vista e a tomada de decisão com embasamento.
Aprendizagem Significativa em Detrimento do foco em Metodologias Ativas
Wesley valoriza uma educação em que o estudante seja o protagonista, o foco da ação. Dessa forma, está alinhado com os interesses do estudante, para que ele aprenda da melhor forma, recorrendo aos métodos de ensino que mais façam sentido naquele contexto. Assim, o docente entrevistado personaliza sua prática e entende que haverão momentos em que metodologias tradicionais serão necessárias e não podem ser descartadas para dar lugar às ativas simplesmente pela premissa de tais se mostrarem como um diferencial em sala de aula. Acima de tudo, o aluno deve ser visto e valorizado como figura em processo de formação que urge um ensino cujo centro sejam os processos de significação efetivos que compõem seu aprendizado.
SAIBA MAIS
ALMEIDA, Wesley Marcos. Paradigmas Inovadores e os Impactos no Ensino de Disciplinas Quantitativas em Cursos de Graduação na Área de Negócios. 2020. Disponível em: https://bit.ly/4bycAPl
ALMEIDA, Wesley Marcos; GUEBERT, Mirian Celia Castellain. Diferentes Recursos para o Ensino da Estatística In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/45171761/Diferentes_Recursos_para_o_Ensino_da_Estatistica
DEMO Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.