Sobre Antiga

Sobre Antiga

Sobre o Observa

A primeira versão do Observatório foi produzida a partir de recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2014.

Em seguida, identificamos ser fundamental a realização de uma pesquisa com intuito de identificar que conceitos, definições e proposições deveriam nortear a concepção de um Portal com vistas a contribuir para o desenvolvimento profissional da docência na Educação Superior, a partir de entrevistas com os próprios docentes universitários. Afinal, são eles o público prioritário da ação de formação, e também porque partiria deles a produção de conteúdos para o site.

Por isso, a segunda versão, desta vez produzida com recursos próprios, entre 2017 e 2018, partiu dos resultados obtidos na pesquisa doutoral da Professora Doutora Patricia Meyer, sob a orientação da Professora Doutora  Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau.

Dar suporte ao desenvolvimento profissional da docência.

O Observatório atua com o propósito de apoiar ações de desenvolvimento profissional em professores universitários, especialmente no que tange a formação didática-pedagógica. O portal é alimentado a partir das experiências dos professores, que suscitam reflexões, dúvidas e inquietações. É uma fonte de consulta, com intuito de prestar informações e permitir a troca de experiências entre pares.

Fomentar o desenvolvimento das características e competências profissionais que são valorizadas e legitimadas pelos próprios professores.

A docência é desafiadora. De acordo com os próprios professores universitários, são bons professores aqueles que estão focados nas necessidades dos estudantes, ouvem suas necessidades, estabelecem diálogo e buscam refletir sobre como melhor atendê-las, visando melhores resultados de aprendizagem. Por meio dos relatos, o Observatório pretende estimular a sensibilidade e a empatia, uma postura de abertura e de trabalho objetivo entre professor e estudante.

Um espaço de compartilhamento de ideias, práticas, experiências e pesquisas.

O objetivo do Observatório de Inovações e Práticas de Ensino e Aprendizagem é ser um espaço de compartilhamento de ideias, práticas, experiências e pesquisa empreendidas com intuito de potencializar o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualidade da educação.

Um ambiente de valorização das experiências dos professores, estimulando o seu reconhecimento e difusão.

O Observatório parte da valorização das ações individuais dos professores que estão sendo realizadas com resultados muito interessantes, mas que por vezes não são conhecidas pela comunidade. Trata-se de uma continuidade da sala dos professores. Compreende, portanto que é preciso criar novos contextos para o compartilhamento de experiências e objetos de aprendizagem entre os docentes, assim como estratégias parar empreender mudanças e revisar a parte pedagógica.

Produção e divulgação de um conteúdo multimídia, dinâmico e em constante atualização. Aberto ao público.

O Observatório realiza sua atuação em duas frentes. Por ser aberto ao público, divulga por meio de linguagem informativa e didática, iniciativas inovadoras e criativas de professores universitários realizadas junto aos seus estudantes, por meio de relatos, artigos, vídeos breves, planos de ensino, tutoriais e outros recursos visuais.

Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau é graduada em Informática pela na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); especialista em Desenvolvimento de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestre em Educação pela mesma universidade; também é doutora em Ciências da Educação – opção: Tecnologias Educacionais pela Universidade de Montréal – Canadá (2005). Durante seu período de 4 anos no Canadá atuou como professora Assistente das disciplinas Métodos Qualitativos em Educação sob a tutela do prof.Dr. Jean-Marie Van der Maren e participou de diversos projetos como Analista de Dados, entre eles o projeto InfoRoute-Gestion du Savoir – Ministério de Educação do Quebec. Também obteve bolsa de excelência da Université de Montréal, sendo posteriormente bolsista do CNPq. Atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e como conselheira pedagógica e pesquisadora do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPrCrEAre. Lidera o Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides).



Maria Fernanda Moretti Schneider é jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, laureada com o prêmio Marcelino Champagnat. É mestre pela mesma instituição, no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas – PPGDH, na linha de pesquisa “História, política e direitos humanos”. Apresentou a dissertação “Proteção aos migrantes forçados: da fundamentação aos limites da efetivação dos direitos humanos”, sob a orientação do Prof. Dr. Cesar Candiotto. Atualmente é doutoranda em Educação na PUCPR, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, na linha de pesquisa “Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores”, orientada pela Profa. Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau. Faz parte do grupo de estudos Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior – Cides, que é certificado pela PUCPR e credenciado junto ao CNPQ. Está estudando o uso das mídias digitais na Educação. Na área profissional, atua como supervisora de marketing do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba-PR.



Diego Andrade de Jesus Lelis, licenciado em geografia e filosofia, bacharel em teologia, especialista em educação e sustentabilidade, mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é bolsista de CNPq de apoio técnico a pesquisa – AT1 e desenvolve pesquisas sobre a formação de pesquisadores em educação. 




Caroline Carmona Marques Gonçalves é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC – PUCPR, onde desenvolveu duas pesquisas intituladas: “Análise da Proposta de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação Delineadas no Projeto Político-Pedagógico da Escola” e “O Trabalho com as Tecnologias nas Escolas de Ensino Fundamental: o que apontam as pesquisas nacionais e internacionais”, orientada pela Profa. Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau. Possui Especialização em Educação Especial com Ênfase em Inclusão – PUCPR.  Atualmente é mestranda em Educação na PUCPR, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, na linha de pesquisa “Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores”, orientada pela Profa. Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau. Faz parte do grupo de estudos Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior – CIDES, que é certificado pela PUCPR e credenciado junto ao CNPQ. Está estudando o desenvolvimento profissional docente e curadoria digital. Atua profissionalmente como Professora do Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Centro de Atividades Educacionais Tistu.



Victoria Golanski Lara é profissional da área de Sistemas de Informação com 12 anos de experiência em empresas multinacionais, com foco em Suporte de Sistemas, e experiência no ensino de língua inglesa pela CNA (2011). Experiência Profissional Internacional SME (Subject Matter Expert) em Hong Kong e Escócia. Formada em Sistemas para Internet (2013) e Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos (2016). Atualmente é estudante do 3° período de licenciatura em Letras Inglês-Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ingressou no Observa em 2021, com um projeto de PIBIC intitulado “O uso das redes sociais digitais como um instrumento de mobilização entre os professores universitários”. 



Giovani Antunes Ferreira é estudante do 5° período de marketing na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ingressou no Observa em 2021, com o projeto PIBIC intitulado “Compartilhamento da prática pedagógica nas redes sociais para o desenvolvimento profissional do docente do ensino superior”.




Milena Aparecida da Silva é estudante do 8° período de licenciatura em Letras – Português-Inglês na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na qual ingressou como bolsista ProUni. Ingressou no Observa em 2020, com o projeto PIBIC intitulado “A produção editorial na aplicação do digital storytelling para a construção de recursos digitais para o desenvolvimento profissional da docência no ensino superior”. Atualmente, participa também como voluntária na revisão de textos do cursinho Solidário pré-vestibular na Universidade Federal do Paraná (UFPR).



N
aisa Vitória Cândido Bellemer é estudante do 5° período de licenciatura em Letras – Português-Inglês na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi monitora das disciplinas de Estudos Morfológicos e Sintáticos; Sintaxe da Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua na Educação Básica e Sintaxe: Fundamentos de Análise e Descrição. Atualmente, realiza um estágio no Colégio Medianeira no setor de revisão textual do Ensino Médio. Ingressou no Observa em 2022. Atualmente, participa também como voluntária na revisão de textos do cursinho Solidário pré-vestibular na Universidade Federal do Paraná (UFPR).



Gabriel Belniaki Hochuli é aluno do Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel. PM. Felippe de Souza Miranda, Participa do Grupo de Pesquisa CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (PUCPR) e está PIBIC Jr no projeto OBSERVA.




Patrícia Meyer é doutora em Educação, na linha de Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014 – 2018), possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo (2003) e é especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade Positivo (2005), Jornalismo Empresarial e Comunicação Corporativa pelo Centro Universitário Curitiba (2007) e Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio (IFPR – 2016). É mestre em Educação pela PUCPR (2010). Participa do Grupo de Pesquisa CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (PUCPR). Já lecionou no curso de Tecnologia de Comunicação Institucional na UTFPR (2009-2010) e desde 2010 é professora (EBTT) concursada no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba). Atua em disciplinas na área de Comunicação, principalmente nos cursos: Técnicos Subsequentes de Eventos e Produção de Áudio e Vídeo, Técnico Integrado em Contabilidade e Tecnologia em Processos Gerenciais.

ABNT: MEYER, Patricia. Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior. P. 163. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, 2018. Disponível em: <https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos//00006b/00006b58.pdf>

APA: Meyer, P. (2018). Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior. P. 163. (Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos//00006b/00006b58.pdf

Este site é fruto de pesquisa desenvolvida por Patrícia Meyer em seu Doutorado em Educação, orientada por Prof. Dra. Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, entre 2014 e 2018. Trata-se de um projeto atrelado ao Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). Leia aqui a tese na íntegra.