Biblioteca

Recurso possibilita ampliação na tela, independentemente do que você estiver executando no computador

Recurso possibilita ampliação na tela, independentemente do que você estiver executando no computador

A professora Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza, coordenadora do curso de Sistemas de Informação da PUCPR, apresenta o aplicativo ZoomIt, um recurso que possibilita ampliação na tela, independentemente do que você estiver executando no computador 

É uma ferramenta gratuita, disponível online e que funciona como uma lupa, ampliando sua área de trabalho e possibilitando intervenções rápidas visando demonstração de conteúdos 

A professora enfatiza que o aplicativo é bastante útil no cotidiano de sua prática docente. Cristina exemplifica que, se o professor deseja expor determinado conteúdo e o material é muito reduzido, isso pode gerar desatenção, desinteresse e atrapalhar a transferência daquela informação, tornando a comunicação menos efetiva com o estudante. “É fundamental ter essa possibilidade de manipular um material que é essencial para determinado conteúdo, mas que não está preparado para uma projeção, e adicionar esta capacidade. Ou seja, você aumenta, seleciona um pedaço, escreve naquele material, sem que isto implique no investimento de tempo em uma preparação prévia”. 

Como Cristina sintetizou, outra funcionalidade do aplicativo é permitir a interação com o conteúdo, desenhando ou escrevendo e, desta forma, enfatizando o que julga mais importante com as marcações na tela. Os pontos fortes do ZoomIt são a gratuidade da ferramenta, a simplicidade do seu uso e o fato de ele não exigir qualquer preparação ou adaptação do material para ser usado. Qualquer imagem ou documento na tela pode ser ampliado. 

Por ser de fácil utilização, com potencialidade para ser integrada com agilidade do cotidiano de sala de aula e trazer um benefício direto na demonstração e ênfase de determinadas informações, a ferramenta costuma conquistar a simpatia dos alunos. Outra facilidade é que se trata de um aplicativo bastante leve. Você pode instalar em seu computador de uso diário em sala de aula ou levar consigo em um pendrive e instalar rapidamente em qualquer máquina que esteja utilizando, sem necessidade de autorização do administrador do sistema. 

A manipulação da ferramenta é muito simples. O que pode gerar certa dúvida é a memorização dos comandos para acionar cada uma das funcionalidades do ZoomIt. Por isso, o vídeo, após a entrevista com a professora Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza, traz uma espécie de tutorial para utilização. A combinação padrão para acessar a lupa, por exemplo, é Ctrl+1. Depois da instalação, que pode ser feita após uma simples busca na Internet, o programa irá aparecer como um ícone no canto da tela. 

SAIBA MAIS

BANDEIRA, I. D. C.; JÚNIOR, R. I. S. Um estudo sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem na educação. Kiri-Kerê, São Mateus, [S.I], n.7, p. 39-62, dezembro, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/21566. Acesso em: 25 set. 2023. 

>> Embora a professora Cristina tenha tratado de apenas um aplicativo em sua entrevista, percebe-se que o uso de recursos digitais é cada vez mais presente na sala de aula. Nessa percepção, os autores desse artigo buscaram analisar a utilização de recursos tecnológicos nos cursos do ensino superior, quanto a suas vantagens e desvantagens nesse sentido.  

PINTO, Marta; LEITE, Carlinda. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, [S.I], [S.I], março, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818. Acesso em: 25 set. 2023. 

Em sua entrevista, Souza destaca a utilidade que os recursos tecnológicos podem vir a ter nas aulas, tornando mais prático e dinâmico o processo de aprendizagem. Pensando nas implicações do uso de tecnologias digitais no ensino superior, este referencial analisa essa utilização como suporte para o edifício da aprendizagem. O ponto alto desse estudo é que ele teve seu foco em alunos de cursos diferentes, levando em conta que podem ter diferentes níveis de domínio sobre as ferramentas eletrônicas.  

SUM, McQueen; Oancea. Alis. The use of technology in higher education teaching by academics during the COVID19 emergency remote teaching period: a systematic review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [S.I], v. 19, n. 59, p., dezembro, 2022. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-022-00364-4. Acesso em: 25 set. 2023.  

A entrevista com Souza representa perfeitamente a iniciativa que os professores do ensino superior têm ao buscar instrumentos que facilitem seu trabalho e auxiliem os estudantes. Nessa perspectiva, este artigo traz uma revisão sistemática dos esforços feitos no âmbito acadêmico e que se enfatizaram no contexto da pandemia de COVID-19, que popularizou ainda mais o ensino remoto e evidenciou a necessidade do conhecimento dessas tecnologias. Para esse texto foram abordados 32 estudos, de diferentes países, considerando os diferentes fatores que dialogam com o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Também é reportada a resiliência dos docentes e sua busca por diferentes estratégias e ferramentas digitais para o ensino.  

PONS, J. P. Las tecnologías digitales y su impacto en la Universidad: las nuevas mediaciones. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Sevilla, v. 21, n. 2, p.83 – 95, julho, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3314/331455826006/html/. Acesso em: 25 set. 2023. 

Cristina ilustra, em seu relato, a imagem do professor como não somente quem descobre esses novos recursos, mas também como quem tem o papel de mostrá-los aos alunos e colaborarem para sua utilização de maneira mais efetiva. Em conformidade com tal visão, este trabalho é focado na proposição de uma reflexão acerca da necessidade de avançar no conhecimento sobre os processos de mediação que as novas tecnologias proporcionam no ensino superior, diferenciando-os daquelas que já existiam pelos meios analógicos tradicionais, uma vez que esses novos modelos contribuem não somente para a comunicação, mas também para o ensino.  

 

 

 

Assista à entrevista com

Cristina Verçosa Pérez Barrios de Souza

Vídeo dos conceitos

Depoimento do estudante

Nesse ciclo não foram coletados os depoimentos dos estudantes.

Materiais de apoio

Assista ao vídeo da entrevista com a professora e tenha acesso ao tutorial para utilizar a ferramenta ZoomIt.

Autoria

Patricia Meyer

Curadoria

Patrícia Meyer (revisado por Éden Clementino)

Entrevista

Patricia Meyer

Mais conteúdos​ do Portal Observa

Realização

Patrocínio

Instituições de Ensino Superior Parceiras:

© 2023 OBSERVA. Todos os direitos reservados.