Biblioteca de Práticas

Biblioteca de Práticas

Desenvolvimento de aprendizagem em projeto de extensão universitária para inclusão digital da pessoa idosa

O projeto de letramento digital coordenado pelo professor Raphael de França e Silva, da UFPE, aborda a crescente necessidade de inclusão digital para a população idosa. Focado em promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida dos participantes, o curso capacitou 25 idosos em Recife a utilizar tecnologias como smartphones, aplicativos governamentais e ferramentas para identificar notícias falsas. Além de aprenderem habilidades práticas, como fazer compras online de forma segura, os idosos refletiram sobre o impacto da desinformação e sua relação com a cidadania digital. Este projeto de extensão universitária une estudantes de diversas áreas, promovendo um aprendizado interdisciplinar que beneficia tanto a comunidade quanto os acadêmicos, preparando-os para atuar com mais empatia e consciência no mundo real.

Conectando raízes e salas de aula: explorando os saberes de tradição na educação contemporânea 

Danielly de Sousa Nóbrega é uma educadora que quebra barreiras entre ciência, cultura e tradição. A partir de suas pesquisas na reserva Chico Mendes, ela integra práticas como a extração de látex ao ensino de Química, mostrando como esses conhecimentos podem enriquecer a sala de aula. Com abordagens dinâmicas e metodologias ativas, Danielly inspira alunos a enxergarem a ciência em suas raízes culturais e a valorizarem saberes muitas vezes ignorados. Sua história é um convite para refletir sobre o papel transformador da educação conectada à realidade local.

O ensino da prática, para além da agronomia

No dia 4 de abril de 2024, o III Ciclo de “Conversas com quem gosta de ensinar” contou com a presença do professor Mauricio Cesar Iung. O docente possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Ciências do Solo pela mesma Universidade.

A reconstrução do modelo de sala de aula no Ensino Superior: Um diálogo sobre o ensino de economia

O professor já trabalha no ensino superior há 14 anos e, por conta disso, tem lidado com diversos estudantes de várias províncias (equivalentes a estados no Brasil). Em muitas turmas, ele se deparou com alunos que afirmaram não serem bons em matemática. Por conta disso, a conversa teve como tema a reconstrução do modelo de sala de aula no ensino superior, relacionado ao ensino de economia. O professor enfatiza que as ciências exatas trazem consigo um certo tabu, um mito de que são mais complexas e difíceis. Ao longo dos cursos dessa área de conhecimento, os alunos tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem, deixando algumas atividades de lado e, em certos casos, até considerando desistir do curso. Diante dessas dificuldades, o docente desenvolveu práticas alternativas para enfrentar os desafios impostos pelo ensino das ciências exatas. 

O Professor contemporâneo: entre a tradição e a urgência

No dia 26 de Outubro de 2023 o Portal Observa contou com a participação do Prof. Dr. Márcio Roberto Prado no II Seminário Avançado “Conversas com quem gosta de ensinar”. O docente possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e realizou o seu doutorado em Estudos Literários. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos sobre a comunicação, a arte e a cultura contemporâneas em suas relações com mídias e tecnologias, enfocando sobretudo questões de poética.  É Professor Associado do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Docência superior: Práticas, estratégias e dinâmicas de inclusão que visam levar o aprendizado a todos

No dia 23 de novembro de 2023, durante a entrevista do II Ciclo do seminário “Conversas com quem gosta de ensinar”, contamos com a partilha da professora Gabriela Gallucci Toloi. Graduada em Educação Física (UNESP) e especialista em Atividade Física e Adaptação (UNICAMP), a docente possui mestrado em Ciências da Educação (master degree – State University of New York, validado pela UFPR) e doutorado em Educação, na área de Educação Especial (UNESP). Ainda, a professora coordena o curso de Educação Física    licenciatura e bacharelado da UNIFAE, instituição da qual é docente titular de Educação Física Adaptada.

Ensino voltado para as relações humanas: resultados para a educação e para a sociedade

No dia 31 de agosto de 2023, o Portal Observa contou com a fala de Yasmin Gomes Casagranda para o II Seminário Avançado “Conversas com quem gosta de ensinar”. A docente possui duas graduações, uma em Ciências Contábeis e outra em Administração, este que foi o curso que a professora decidiu seguir como pesquisadora até se tornar pós-doutora. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública Profiap/ESAN/UFMS. Atua nas áreas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Finanças Públicas.